domingo, 29 de abril de 2012

Dicas infalíveis de como se comportar nas entrevistas de emprego


Parabéns! Seu currículo foi escolhido no meio de muitos para participar de um processo seletivo de uma grande empresa. Este é o primeiro indicador que sua próxima meta esta sendo alcançada, portanto, considere-se um vitorioso deste já e não perca o foco.
Vamos pensar que a entrevista seja feita com uma equipe profissional de Recursos Humanos. Sendo assim, existem os processos de cada empresa, no entanto, o objetivo final é o mesmo: Saber qual profissional é mais capacitado para suprir a vaga em aberto e garantir os objetivos comerciais, gerando receitas e garantindo a lucratividade. 

Você vestiu sua melhor roupa, se preocupou em estudar o perfil da empresa, se comportou de maneira ideal, conversou sobre política, finanças, tudo, é claro, em inglês, e ainda compartilhou algumas dicas sobre o mercado na qual ela atua, mostrando sua capacidade em negociação, liderança, resiliência; todos baseados em sua experiência na profissão. 
O processo foi longo, foram três meses entre entrevistas com gestores de Recursos Humanos, dinâmicas em grupo, provas de raciocínio rápido, redação em português e espanhol e, no final, a última entrevista... A entrevista com o diretor presidente do departamento cobiçado... O manda-chuva. O cara que vai abrir suas portas.

Após 1h30 de conversa, em que você mostrou toda sua habilidade, expertise e jogo de cintura, após tantos questionamentos sobre sua real competência, surge à pergunta mais importante de qualquer entrevista de emprego na história do homem. “Ok, senhor Candidato, você tem alguma dúvida em relação a nossa empresa?”. Neste momento, dependendo do seu nível de evolução pessoal, você irá questionar sobre salário, benefícios, plano de carreira entre outros assuntos interessante a seu ver.       
Entretanto, você é um profissional evoluído, tem certa experiência com empresas de pequeno, médio e grande porte. Sendo você, o entrevistador, e o seu futuro chefe o candidato, a receber um profissional no seu nível, segue algumas dúvidas:

- Como a empresa enxerga o departamento no qual eu irei trabalhar? Favor segmentar por: diretoria, gerência, RH, departamento comercial entre outros. Eles valorizam o trabalho prestado?

- Quais são os principais questionamentos/dúvidas/reclamações dos funcionários deste departamento?

- Qual é a porcentagem que a empresa investe no departamento? Fale-me sobre a ótica do faturamento líquido da empresa. Favor incluir: Treinamento para colaboradores, desenvolvimento operacional, evolução em equipamentos, softwares, auxílio para estudos etc;

- Gostaria de saber a taxa de turnover dentro do departamento e também geral da empresa. Aproveitando, vocês têm uma pesquisa de satisfação dos colaboradores?

- Gostaria de conversar com o colaborador mais antigo do departamento e, logo após, com o colaborador mais novo. Pode ser estagiário, sem problemas. Quero saber a opinião deles em relação à empresa e o departamento.

- Por favor, me passe uma lista de alguns ex-funcionários, com nome e telefone para eu entrar em contato. Favor incluir ex-funcionários do departamento que desejo atuar;

Bom, é claro que nem todas essas perguntas devem ser feitas em um só momento, porém, recomendo muito você tirar o máximo de dúvidas o quanto antes.

Existem três tipos de pessoas lendo este artigo:

- “Nossa, que absurdo! Você está procurando um emprego e fica questionando a empresa em que vai trabalhar? Pode perder esta oportunidade!”

- “Realmente, tem que questionar mesmo, pois na entrevista tudo é lindo e maravilho. Eles estão me contratando, logo, eu preciso ver se vale a pena prestar meus serviços para aquela empresa, pois eu valorizo o meu trabalho.”

- “Você ainda procura emprego?!”

As empresas precisam compreender que a tolerância dos funcionários para instituições mal gerenciadas estão chegando ao fim. Não existe mais esta de “vestir a camisa”, para que no final, o dono leve todo o ganho. Do mesmo jeito que os colaboradores são números, que podem ser dispensados em qualquer hora, alegando incompatibilidade de perfil, os funcionários podem e devem garantir a demissão de uma empresa do seu currículo. Pense nisso!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o blog,meu amigo que recomendo,ai vir conferir e eu vou recomendar tb,e acompanha..me recomendaro esse site de rastreamento pois eu tava precisando http://rastreamentodecelular.org sera que é bom? rsrsrsrs abraços..parabens pelo blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...