segunda-feira, 26 de abril de 2010

A importância da Pesquisa e do Composto Mercadológico na Música

Para alcançar objetivos e metas traçadas, existem alguns elementos que uma banda/músico pode e deve levar em consideração na hora de elaborar uma estratégia de marketing. Para focar nas necessidades dos apreciadores da sua banda, a segmentação mercadológica é o primeiro passo para identificar fatores sólidos referentes ao seu público-alvo, dessa forma, seu grupo pode estabelecer metas e buscar novos horizontes.
Faça uma pesquisa identificando atitudes, valores de comportamento, local aonde freqüenta etc. Existem inúmeros tipos de pesquisa que você pode aplicar junto aos integrantes da sua banda:

Pesquisa de Observação: Reúnam dados observando pessoas, cenários, locais para apresentação, bares locais. Preste atenção sobre os comentários das bandas concorrentes, ou não, que fazem show em sua cidade.

Grupo de Foco (Focus Group): Faça uma reunião com 6 a 10 pessoas entre músicos, apreciadores de bandas ao vivo, formadores de opinião, com diferentes gostos musicais e estilos, formando um roteiro de discussão e levantando tópicos importantes para seu direcionamento musical.  

Levantamentos de Dados: Pesquisa voltada para mensurar o grau de satisfação do público referente a alguma apresentação, por exemplo. Idade, sexo, estilo musical, melhor banda da noite, pontos negativos, pontos positivos, o que pode melhorar, que música acrescentar/tirar etc.

 Dados Comportamentais: Como o público se comportou no seu show? Como ficaram sabendo da apresentação? Que tipo de bar que as pessoas costumam frequentar? Tem alguma música que agita mais a galera?

Essas são as pesquisas mais conhecidas. Procure ajuda de um profissional para descobrir o qual tipo de pesquisa é mais indicado para sua banda e para seus objetivos. Todos os aspectos levantados por uma pesquisa são de extrema importância na hora da divulgação do seu show, lançamento de um material promocional (CD/DVD, Shows), e também manter um canal de relacionamento com seus futuros fãs.

Após definir seu nicho de mercado, você está apto para começar sua estratégia de marketing para seu grupo musical focando no Composto Mercadológico, mais conhecido como “4P´s”; Produto, Preço, Praça (ou Ponto-de-Venda) e Promoção (do inglês product, price, place and promotion).

Produto: Nada mais, nada menos, que sua banda, seu show, seu CD, DVD, inclusive você. Pense na Qualidade do seu show, no Design, pense na estética; seu visual, seu cabelo, suas roupas, a qualidade do seu instrumento, nos seus vícios, na capa do seu CD, suas melhores Características, Nome da banda, logo tipo, estilo musical, repertório etc.

Preço: Muitos músicos têm um sério problema em vender seu produto. E quando os bares e casas de shows jogam o preço lá embaixo, eles aceitam e depois reclamam da desvalorização do profissional da música. Na verdade, o maior responsável por isso é o próprio músico. A estratégia de definição de custos e valores entra nessa etapa; Pagamentos, descontos, prazos, burocracia, divisão de lucro dentro da banda, porcentagem de investimento etc.

Praça: É importante saber aonde se encontra seu público-alvo para fazer a distribuição do seu produto de forma eficaz. É hora de mapear locais interessantes para realizar apresentações, transporte (logística) de instrumentos e integrantes da banda, manutenção e disponibilidade de equipamento no local, iluminação de palco, elementos técnicos, figurino, duração, repertório etc.

Promoção: Composto ligado diretamente a Publicidade e Propaganda. É um conjunto de ferramentas de incentivo às ações que você irá utilizar para promover seu produto. CD, DVD, cartão, brindes, release, camisetas, fã clube, descontos, convites, eventos, anúncios, força de vendas, relações públicas etc. Aqui você também irá pensar no seu logotipo, as cores que remetem sua banda, fotos promocionais etc. Uma boa ação promocional é peça chave para seu sucesso!

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