quinta-feira, 15 de abril de 2010

Artigo na Revista Fusão Cultural - Abril - 2010

Gestão Empresarial no Mercado da Música


O aclamado sucesso ou o reconhecimento sempre são desejados tanto pelas bandas iniciantes quanto pelas de nível profissional. Entretanto, o que poucos sabem é que para chegar ao topo é necessária a gestão da carreira, que consiste em traçar exatamente qual o caminho seguir: planejamento.

Existem ações administrativas que auxiliam no desenvolvimento da carreira musical. Apesar de elas não levarem a fama instantânea, apresentarão novas percepções, servindo de alerta, principalmente, aos mais deslumbrados, de que o caminho para atingir o sonhado objetivo é longo e árduo, mas pode ser organizado e encurtado com ações certas, baseadas em um planejamento estratégico bem definido.

Quando uma banda almeja o profissionalismo e se envolve com o mercado musical, o trabalho executado deve ser encarado da mesma forma que uma empresa faz ao desenvolver um novo produto, agregando conhecimentos em propaganda, marketing, contabilidade, logística, recursos humanos, entre outras questões que muitos na ânsia de fazerem fama acabam vendo-as como desnecessárias, mas definitivamente, não são.

 Entendendo que todas as ações da banda devem ser planejadas, você começa a focar suas atitudes, evitando assim, gastos desnecessários ou até mesmo tempo perdido. Um bom item que deve ser analisado é seu público-alvo. Conhecê-lo detalhadamente fará com que você tenha as diretrizes certas para uma boa campanha de divulgação, incluindo o mapeamento dos lugares ideais para apresentações, evitando assim tocar em ambientes que não acrescentarão nada em sua carreira, pois seu público não freqüenta todos os bares e casas de shows da região.

A seguir, alguns departamentos presentes em empresas e o que eles podem fazer pela sua carreira:

Propaganda e o Marketing: irá lhe auxiliar no desenvolvimento do nome, logo e até mesmo mostrar qual o posicionamento da sua banda no mercado musical: Como você deseja que sua banda seja lembrada? A Propaganda aliada ao marketing é capaz de trazer soluções criativas e sólidas para a melhor divulgação de sua carreira.

Financeiro: irá reunir informações de custos, valores e despesas como aluguel de estúdio, transporte, próximos investimentos, compra de novos instrumentos entre outras diretrizes. É muito importante que a banda tenha um caixa, onde todos os integrantes possam avaliar os lucros e prejuízos e discutirem quanto será cobrado pelos shows, lembrando que o valor não pode ser único, havendo flexibilidade diante das análises de todos os gastos envolvidos no mesmo.

Vendas: Os músicos, em sua grande maioria, exercem sua profissão com muito amor e prazer, muitas vezes nem julgam o ato de tocar totalmente profissional, com esse pensamento não conseguem valorizar o seu produto, fazendo com que as vendas dos shows acarretem em grandes prejuízos.  Os bares e casas de shows sabendo desta fragilidade de negociação de muitos normalmente ofertam um preço baixo pela apresentação, o músico aceita, contribuindo para a desvalorização do profissional.

Existem outros departamentos tão necessários quanto esses, e que devem ser igualmente avaliados. Com as informações passadas já dá para por algumas idéias em prática, certo? Recicle seus conhecimentos, descubra outros estilos musicais além do seu, busque conhecer novas pessoas, participe de eventos, shows, palestras, ampliando, assim, seu networking. Foque os seus objetivos. Agindo dessa forma, seu futuro promissor já está sendo traçado. Do resto, é subir no palco e fazer o que você mais entende: música!


 Artigo publicado na revista Fusão Cultural - Abril de 2010 - www.fusaocultural.com.br

Um comentário:

Aline Patini disse...

Parabéns!
Tenho muito Orgulho de vc! Muito Mesmo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...