quinta-feira, 27 de maio de 2010

Os "5P´s" do Marketing Musical na Gestão de Carreira

O embasamento teórico no marketing pode ser considerado muito importante no momento da concordância com a realidade, necessitando o profissional ter visão para adaptar os assuntos com o seu cotidiano.
Pensando no Composto de Marketing, mais conhecido como “4P´s”, já abordado anteriormente, este artigo está voltado para os “5P´s” do Marketing Musical. Concepção necessária na hora de desenvolver sua carreira e gerenciar novos projetos. Desenvolvi esse composto para auxiliar nas outras ações de marketing. Então, não deixe de ler o artigo “A importância da Pesquisa e do Composto Mercadológico na Música”.

Vamos a eles:

Prática: Para desenvolver sua competência na música, está ação é, de longe, a mais importante. Uma boa rede de relacionamentos, inúmeros conhecimentos em teoria, harmonia, finanças, marketing, não são é válidos caso você não for bom em seu instrumento. Se a intenção é profissionalizar-se no meio musical, então, o adjetivo deve ser outro: Sair do “bom”, para, no mínimo, “excelente”. Ninguém é perfeito, porém, quanto mais chegarmos próximo da perfeição, melhor.

Persistência: Vejo muitos músicos desistirem no meio do caminho e, o mais incrível, no começo da carreira. “Tocar um instrumento é educar a paciência”. Sou completamente a favor deste pensamento. Hoje, ser músico é participar de algumas olimpíadas de velocidade, de conhecimentos teóricos, deixando de fazer o mais importante de tudo; tocar, fazer música, relacionar com pessoas e conhecer novos músicos. Quantas jams sessions você realizou nos últimos três meses? Conheceu novos músicos?

Pesquisa: Já escrevi a importância da pesquisa para sua banda no último post. Desta vez, vamos valorizar a pesquisa para sua carreira. Fiquem por dentro sobre novos instrumentos no mercado, novas técnicas, tendências na internet, sobre músicos, estilos musicais etc. Você lê ou assina alguma revista especializada do seu instrumento? Acessa site das maiores empresas do ramo? Assina RSS dos blogs? Sabe o que está acontecendo na cena cultural da sua cidade e no mundo? Faz pesquisa em MySpace, YouTube, Facebook? Vê a ficha técnica dos músicos que gravou um CD independente do estilo e vai atrás do trabalho deles? Compara a sonoridade dos instrumentos levando em consideração equipamento, estúdio, músico, microfones, técnica utilizada etc.? Isso é o mínimo.

Preparação: Levo em consideração que a sua Prática está em ordem. Então, o que fazer após isso? Preparação. Músicos que estão bem tecnicamente, porém, não estão preparados emocionalmente, psicologicamente para encarar um show, uma gravação até mesmo novas oportunidades. Seu corpo é seu instrumento e você tem que cuidar muito bem dele. “Mens Sana in Corpore Sano". É isso que difere muitos profissionais.
Já perceberam que as bandas com músicos usuários de drogas são famosos pelo excesso de burradas?

Prova: Pode ser chamado também de experiência. Aqui muitos músicos são derrubados. Nada adianta você ser um excelente baterista de samba, se nunca tocou num grupo ao vivo, nunca saiu na estrada, não desenvolveu competências de “segurar bombas”. É igual simulador de vôo. Quantas horas tocadas ao vivo você tem neste estilo? Seria ótimo se todos os músicos pensassem assim.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...