sábado, 18 de maio de 2013

A Revolução dos Cliques



Ano 03 - 006 - Maio 2013
Página 32

A Revolução dos Cliques
Netto Cambiaghi
 
Uma revolução acontece neste exato momento no mercado em que sua empresa atua. Um movimento sem volta, onde o comportamento do consumidor é definido pela inovação, bits e redes sociais. Uma revolução rodeada de aparatos tecnológicos, onde prova que Marshall Mcluhan estava correto sobre o conceito de Aldeia Global, mostrando o progresso da tecnologia e elevando o relacionamento entre seres humanos. Este conceito mostra um mundo interligado, com estreitas relações econômicas, políticas e sociais.



Hoje a internet dita as principais tendências da moda, estilo, viagens, onde esta grande rede digital se transforma em um enorme banco de dados, no qual empresas podem estudar sociologia através dos fenômenos do comportamento humano que ocorrem nas redes sociais através da ligação dos indivíduos em grupos e movimentos sociais.


Entretanto, a principal indagação não é se a sua empresa está inserida na internet e nas mídias sociais, e sim, como ela está fazendo proveito desta magnifica ferramenta digital de maneira correta?



Nunca foi tão fácil criar uma conta no Facebook, Twitter, Intagram e sair distribuindo opiniões, apresentando produtos e elogiando o “próprio peixe”. No entanto, para navegar é necessário ter responsabilidade,  consciência e conhecimento, pois a linha entre liberdade de expressão e a falta de responsabilidade é tênue, podendo prejudicar sua marca e principalmente sua reputação digital.



Há pouco tempo, presenciamos acontecimentos negativos para os artistas, políticos e empresas, os quais tiveram sua imagem prejudicada pelo modo de interação na rede, complicando sua reputação. E, por causa disso, tenho certeza: Você não quer estar na internet ao menos você queira tirar proveito dela. Certo?



E a situação atual? O ano de 2013 está passando muito rápido e as tendências digitais estão aumentando consideravelmente. A obrigação das empresas de estar nas mídias sociais já passou. Isso é velho, é “chover no molhado”.  E como diria Clay Shirky, “Uma revolução não acontece quando uma sociedade adota novas ferramentas. A revolução acontece quando a sociedade adota novos comportamentos.”, aconselho utilizar o meio digital com inteligência, buscando respostas de novas questões onde humildemente não pensamos, mas agora se tornou novo.

Por isso, concordo com o pensamento de Gary Hamel, dizendo que à medida que o ritmo das mudanças se acelera cada vez mais as empresas encontram-se na contramão da curva da mudança.



Vamos agir?


Um comentário:

Murilo Prado disse...

Por isso é muito importante a contratação de uma agencia de marketing digital SP , ajuda a cuidar desse tipo de coisa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...