segunda-feira, 12 de setembro de 2011

16 dicas que aprendi sobre Marketing tocando bateria


Como profissional da música, aprendi muitas coisas que levei para o meio corporativo, principalmente como profissional e supervisor/coordenador da área de marketing e propaganda.

Segue algumas dicas de marketing que aprendi na música, ou melhor, atrás de uma bateria:

- Uma banda é feita de pessoas, então, aprenda a lidar e viver com elas. Ninguém é obrigado a saber quais são suas necessidades, dúvidas e inovações. Conte a todos da banda e alinhe os pensamentos.  

No meio corporativo, é necessário tudo estar alinhado, cada departamento tem sua concepção das ações, números, portanto, saiba ouvir as diferentes opiniões e respeite.

 - Não importa o quanto você sabe sobre teoria musical, as escalas, os arpejos, as tríades, modos gregos e até mesmo a posição correta das baquetas em sua mão. Na hora que a luz ascende na sua frente e você vê um mar de pessoas, está na hora de tocar, velhinho.  

No meio corporativo, toda a teoria sobre liderança, gestão de pessoas, plano de negócios, vão por água abaixo. Sua experiência virá atrás de uma mesa, com telefone na mão, conversando com pessoas, sendo enganado, sendo boicotado pelos seus superiores. Portanto, jogue seu boletim da faculdade fora.

- Marcas são valorizadas. O preço dos equipamentos que você toca sabe muito bem disso e você compram e vão continuar comprando. Quer qualidade? Esteja preparado para pagar mais por isso. 

No meio corporativo: Primeiro você precisa ser um bom profissional, isso não é pré-requisito, é obrigação. Depois, você precisa saber se comportar, vestir bem, ter roupas descentes, principalmente em um cargo algo. Marketing Pessoal faz a diferença, sim!

- Como baterista, aprendi harmonia e como outros instrumentos funcionam dentro de uma música. Saiba como o mundo gira e como outros musicam conversam. 

Sempre trabalhei com marketing/propaganda, mas tenho Pós Graduação em Administração de Empresas. O que isso significa? Quis aprender como o departamento financeiro da empresa encara o marketing, os principais problemas do RH, visão de negócios, impactos da administração e visão global. Logo, poderia trabalhar no departamento de Compras, administrativo e até mesmo financeiro (!). Mas, não é o meu foco e/ou minha especialidade.

- Às vezes você está no palco às vezes você está na platéia, outras vezes, você não está em lugar nenhum.

Já fui boicotado pelo meu superior, já me passaram a perna em grandes ideias, perdi uma promoção por falta de experiência corporativa, enfim,  tem que saber suportar as nuance da vida, definitivamente.
 
- Quando quebrar a baqueta no meio do show tenha várias ao seu lado.

Foi mandado embora? Grandes organizações são números, saiba como pensa os grandes empresários. O que você irá fazer? Já tem um plano B? Ou ainda: Aquele seu projeto que você levou meses para concluir for cortado? Quais são seus argumentos? Você tem outro?
 
- Não afine sua bateria no quartinho da sua casa. Você ainda não sabe como é o local que você irá tocar.

 Aqui podemos aprender muita coisa. Vai negociar? Conheça a família do rapaz na sua frente, levante seus medos, cotidiano, locais que ele frequenta. Perceba como ele conversa, como ele  comporta quando você não concorda com ele, enfim... Você é um psicólogo agora. 
Outra coisa: Conheça o mercado que você está pisando, as pessoas, os influenciadores, economia... etc.

- Não se atreva a fazer um solo se você não domina o seu instrumento.
 Estude, estude, estude e estude. O que você mais vê no meio corporativo é estagiário desejando a coordenação, gerencia e diretoria. E a pior, acha que conseguem! Não é a quantidade de MBA que você fez, línguas que você fala, e sim, o quanto você é maduro para lidar com situações de risco e como consegue tomar decisões.

- Você pode ser o melhor baterista de heavy metal, mas pode também pode ser o pior baterista de jazz. 

Marketing faz marketing, RH faz RH, Compras faz Compras e assim por diante. Ou você já não reparou como as pessoas palpitam nas coisas dos outros? Foco! Foco! Foco! 

- Para tocar com outras bandas você precisa compreender sua cultura e também, dos integrantes novos. Você pode ser um fiasco para eles. Saiba aceitar isso.

 Vamos pensar: Você é um excelente administrador na empresa onde trabalha. Teve ascensão de carreira, já saiu na Você S/A, várias premiações, é responsável por 30 funcionários. Mudou de empresa e as pessoas te acharam medíocre. Normal? Sim. Por quê? Cultura, visão, mercado, pessoas, enfim.  

- Quando eu treinava bateria, estudava cerca de 4 a 6 horas por dia e julgava pouco. Hoje, após 13 anos, ainda acredito ser pouco.  

Estude, estude, estude e estude. Mais uma vez, leia, leia, leia e leia. 

- Ficar sem tocar é igual nadar num rio contra a correnteza, cada vez que você ficar sem dar uma braçada, você volta um bom pedaço.   

No meio corporativo tudo muda rapidamente, dados, pesquisas, você como profissional, precisa se renovar sempre. Pois, sempre terá alguém melhor, mais preparado que você. Fato!

- As pessoas vão puxar teu saco, as pessoas vão tentar passar a perna em você e é capaz das pessoas não serem éticas e te ferrarem pelas costas.

Welcome to the Jungle! Selva corporativa!
 
- Você não vai fazer um show de 1h e ganhar R$ 3.000,00. Comece de vagar e não acredite nos contos de fadas que algumas pessoas te contam.

 Geração Y quer ganhar dinheiro. Todos querem ganhar dinheiro. Já trabalhei em uma empresa que não remunerava bem, mas não tinha uma semana que ficava sem um treinamento. Naquela época, meu foco era realmente ser o melhor profissional que poderia ser. Sempre eu ouço: "O rapaz é assistente lá na firma e ganha R$ 2.500,00". Na boa? Prova isso pra mim. Pelo menos no interior de Piracicaba. Outra coisa: Este salário pode ser alto, baixo, vão depender da visão da pessoa, foco, etc.
- Além de ser músico, você trabalha com o que? Defenda seus ideais e seus valores. Tenha uma missão da sua vida/carreira.

 Marketing: Anúncio no jornal.

TI: Formata PC.

RH: Pagamento de funcionários.

 Um dia um amigo meu me disse uma frase que nunca mais vou esquecer: "Você tem vergonha do que ama? Do que acredita?"

- Você verá pessoas fazerem algo pior e ganhando mais que você. Você verá pessoas muito mais competentes e vai ser difícil você engolir. Você será muito esperto de for humilde se abaixar a cabeça e aprender com eles. 

 É triste, mas os bajuladores estão ai. Incompetentes, fofoqueiros, ignorantes. Falei sobre eles em um artigo neste blog, os PalhaçosCorporativos

- Seja especialista em algo, em instrumento ou em um estilo! Não seja igual ao pato que faz de tudo um pouco, ele nada, voa, corre e não faz nada direito!

 Novamente: Marketing faz Marketing, RH faz RH, Compras faz Compras e assim caminha a humanidade corporativa.

___________________________________________________________________


O que eu penso sobre tudo isso?

Nada é perfeito. Nenhuma empresa vai ser perfeita para você, assim como nenhum empreendimento não terá dores de cabeça. Temos problemas, passamos por situações difíceis. Ser músico no Brasil é complicado, mas ser profissional de marketing também é. Não que seja difícil, é necessário ter determinação e objetivo. Isso é difícil! Sempre digo que você precisa colocar algo na sua mente, regar diariamente e não tirar aquilo da sua frente, você precisa parecer um lunático querendo algo, buscando, caindo, levantando. Você precisa acordar todos os dias gritando em plenos pulmões “eu vou fazer isso, eu quero fazer isso” e acredite... Nada vai parar você!

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...