terça-feira, 8 de julho de 2008

Entrevista - Rafael Benato

Adpeto aos estudos musicais, e ainda, com um nível crítico e sincero prá lá de especial, tenho a honra de entrevistar um músico que, além de ser parceiro de banda, colega de trabalho na escola de música Music Center, é uma pessoa que tem seus objetivos formados e com certeza vai brilhar ainda mais no cenário musical do país. Dono de um currículo de dar inveja, apresento a todos vocês, Rafael Benato. Espero que todos os leitores aprendam com suas palavras, assim como eu aprendi.

Blog3M: Gostaria que você nos mostrasse a importância do acompanhamento profissional na evolução do aluno.

Rafel Benato: Com a ajuda de um profissional o aluno começa aprendendo da forma correta evitando adquirir maus hábitos de posturas, rítmica que os “auto didatas” adquirem ao longo de seu “aprendizado” cabendo ao profissional, corrigir tudo isso quando o “auto didata” resolve procurar aula tornando isso um processo às vezes dispendioso e demorado dependendo do caso... Na minha opinião, a melhor forma é sempre procurar um professor pra aprender algum instrumento de maneira eficaz.
Blog3M: O que acontece com os alunos nos dias de hoje? Existe diferença no momento em que aprendíamos nossos instrumentos para os dias de hoje?

Rafel Benato: A maioria dos alunos de hoje são extremamente preguiçosos, eu acho estranho esse fato pois me lembro da época em que eu fazia aula das “competições” entre os alunos de um mesmo professor no sentido de ser o melhor, mais rápido, mais técnico tocar a musica mais difícil aprender escalas campos harmônicos mais rápido que os outros, etc... Hoje em dia isso não existe mais.

Blog3M: Você concorda com uso de métodos já elaborados para a didática musical? Ou acredita que cada aluno tem que ter seu curso montado com a necessidade de cada um?

Rafel Benato: Concordo com os métodos, pois hoje em dia existem métodos pra qualquer assunto que se queira estudar desde escalas japonesas até ritmos latinos africanos tribais, etc. Há muito material interessante, na verdade, nos dias de hoje, os cursos servem pra passar músicas para alunos, pois são poucos os que têm interesse na “anatomia” da música. Nesses casos de pessoas que demonstram interesse mais profundo, costumo começar com uma apostila desenvolvida por mim e depois indicando títulos de acordo com o assunto que o aluno deseje aprender.

Blog3M: Vi que você utiliza MSN para tirar dúvidas de alunos. Isso realmente funciona? O que acha dos vídeos de youtube, métodos para puxar na internet. Você acha que isso facilita o aprendizado ou pode de alguma forma atrapalhar?

Rafael Benato: Por MSN não funciona, não. Para falar a verdade, acaba sobrecarregando. No caso das facilidades de internet, isso influi tanto negativamente quanto positivamente, para os mais avançados, é um mar muito interessante de informação, porém, aos iniciantes, influi de forma negativa pois existem muitas cifras/tablaturas partituras erradas na internet e isso atrapalha demais um iniciante que não tem discernimento para corrigir por conta própria as falhas desse material.

Blog3M: Uma dúvida que irá sanar vários iniciantes: A qualidade do instrumento interfere no aprendizado?

Rafael Benato: Do meu ponto de vista, sim, pois um instrumento muito ruim tende a dificultar a execução de determinadas técnicas. O ideal para o iniciante é um instrumento intermediário que seja escolhido com a ajuda do professor para extrair do instrumento condições favoráveis ao aprendizado e o principal o conforto ao tocar.

Blog3M: Já conversei diversas vezes com você, em frente à Music Center, sobre como estudarmos. Gostaria de ouvir sua opinião a respeito de horas estudadas. O que estudar, como estudar. Quais são as gafes que os alunos dão?

Rafael Benato:
Nessa parte eu já sou um tanto quanto extremista. Eu acredito que quanto mais estudar, melhor. “Música é como musculação quanto mais se estuda mais forte fica”. Não saberia dizer o que e como é algo que deve partir de dentro de cada um Eu costumo estudar assuntos que eu necessito no meu dia a dia.

A principal gafe de alguns alunos é não estudar ou querer dar um passo maior que a perna.

Blog3M: E você? Qual sua filosofia na hora de estudar? Técnica, improvisos, musicalidade. O que dá mais ênfase? Tem um plano de estudo?

Rafael Benato: Na verdade estudo coisas que me dêem prazer, principalmente na parte de técnica, já tive planos de estudos específicos, porém, hoje em dia não mais.

Blog3M: Como você vê o ensino da guitarra?

Rafael Benato: Bastante defasado hoje em dia, pois qualquer um se auto proclama "professor" e sai dando “aulas”.

Blog3M: Quais os equipamentos que utiliza hoje?

Rafael Benato:

Guitarra : Fender Stratocaster Yngwie Malmsteen Signature
Phil Wander Taffo Signature

Amplificador : Behringer V-ampire (cabeça)
Behringer BG412h (caixa 4x12)

Pedais : Boss Noise Supressor
Boss Super overdrive
Boss Distortion
DOD Yngwie Malmsteen Signature

Blog3M: Deixe uma mensagem para o pessoal que lê o blog.

Rafael Benato: “O gênio compõe-se de dois por cento de talento e de noventa e oito por cento de aplicação perseverante”. Ludwig Van Beethoven.
_______________________________________________________
Rafael Benato é guitarrista há 12 anos. Graduado pelo IG&T – Instituto de Guitarra e Tecnologia. É professor particular e na Escola de Música Music Center. Foi um finalista do concurso Kiko Loureiro “No Gravity” (43 finalistas dentre 1000 inscritos). Teve como professores; Marcio Okayama, Jefferson Ardanuy, Eduardo Ardanuy, Mozart Mello, Marco Angi, Wilson Ramos, Wanderson Bersani, Kiko loureiro entre outros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...