sábado, 12 de fevereiro de 2011

Estratégia como Diretriz da Ação Musical

A intenção estratégica em uma empresa, sendo esta de pequeno, médio ou grande porte, deve estar integrada a todos os colaboradores para que cada ação, decisão, atinja o melhor direcionamento de acordo com planejamento geral da alta diretoria em conceitos pré-estabelecidos, tornando a empresa responsável pelo seu próprio destino.
Essas técnicas podem ajudar uma banda ter um direcionamento estratégico no mundo musical e ter um desenvolvimento satisfatório quando os três conceitos, Missão, Visão e Valores, estiverem alinhados com os músicos do grupo.
  • Missão:
É a razão de existir da banda. Por que vocês se uniram? Qual a filosofia vocês adotaram? Respondam: “Quem somos?” “O que fazemos?” “Para quem?” e “Como vamos fazer?” Ou seja, é o conjunto de procedimentos que uma banda adota para realizar uma Visão.
  • Visão:
Qual o desejo? Aonde vocês querem chegar? Isso é em longo prazo, é a necessidade de um direcionamento. O que vocês esperam ser daqui 5, 10 ou 15 anos?
  • Valores:
Envolvem costumes, posturas, ideias, atitudes, comportamento de todos os integrantes. Todos têm que compreender e reconhecer quais são os valores da banda. As atitudes de um grupo serão responsáveis para alçar a Visão da banda.

Vou dar exemplo da empresa TAM.
  • Missão:
Com trabalho e “espírito de servir” fazer as pessoas felizes.
  • Visão:
Ser a maior e mais lucrativa empresa de transportes aéreos.
  • Valores:
- Nada substitui o lucro;
- Em busca do ótimo não se faz o bom;
- Mais importante que o cliente é a segurança;
- Pense muito antes de agir;
- A humildade é fundamental.

Exemplo de uma banda fictícia de pop/rock:
  • Missão:
Somos uma banda de pop/rock brasileiro, voltada para o público de todas as idades, garantindo a melhor qualidade de música e shows, com os melhores repertórios de banda consagradas do meio musical brasileiro e contribuir para o entretenimento em quaisquer eventos.
  • Visão:
Serer referencia na cidade de Piracicaba para apresentações em bailes, bares e eventos em geral.
  • Valores:
Entretenimento, Qualidade, Musicalidade, Profissionalismo, Comprometimento, União e Amizade.
————–
No próximo artigo, irei disponibilizar o Questionário de Quociente de Intenção Estratégica – SIQ – adaptando as perguntas para uma banda.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...