segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Entrevista - André Moreira Neto

Existem pessoas em Piracicaba que fazem a diferença quando o assunto é organização e força de vontade. O interesse em renovar os conhecimentos leva os músicos a buscarem coisas inusitadas, e realizar grandes eventos, principalmente em cidades do interior.
Há quatro anos, o baterista/professor André Moreira Neto, organiza no SESC de Piracicaba, o “Encontro de Bateristas”, que nos dias 13, 15 e 16 de agosto e mais uma vez reuniu bateristas de Piracicaba e também de outras cidades.

BLOG 3M: André, muito obrigado em poder conversar com o Blog 3M. Como surgiu a idéia de organizar um evento de bateristas em Piracicaba?

André: Em 1990, fui finalista do 3° Encontro Brasileiro de Bateristas, realizado pela escola de musica DRUM do Flávio Pimenta. Fiquei muito impressionado com a qualidade dos bateristas que se apresentaram, entre eles Netinho, Albino Infantozzi, Vera Figueiredo, Gel Fernandes, Cuca Teixeira entre outros. Imaginei, na época, bem que poderiam fazer um daqueles Encontros em Piracicaba. Foi então que alguns anos depois, em 2004, levei a idéia para a Cleusa do SESC e ela aceitou fazer um encontro.

BLOG 3M: Desde então, quais bateristas de Piracicaba e região participaram do evento?

André: Foram tantos, mas vamos ver se me lembro de todos; André Moreira, Roggero Chiarinelli, Valdair Bacchin, Wagner, Alaor Neves, Sergio Brajion, Carlinhos Cardoso, Daniel Oliveira, Ivan Busic, Cuca Teixeira, Jô Totti, Fabrício Felix, Lauro Lellis, Marcelo Seghese.

BLOG 3M: Alguma empresa apóia esse evento? Você acha possível um dia alguma revista especializada cobrir um evento como esse?

André: Alguns bateristas têm patrocínios, mas ninguém apóia o Evento em si.

BLOG 3M: Nessa quarta edição, tivemos bateristas de Piracicaba na sexta-feira, e algum deles, tiveram a chance de demonstrar seu talento. Como isso pode beneficiar esses bateristas e também à cidade?

André: Isso é uma maneira deles apresentarem ao grande público de músicos que lá comparecem que, mesmo sendo bem jovens, já tem uma grande experiência e tem muita coisa boa para mostrar.

BLOG 3M: Sempre presencio seu upgrade em seu set up. Qual seu equipamento hoje?

André: Uso uma Pearl Master Studio e um apanhado de pratos Zildjian, Paiste e Ufip.

BLOG 3M: Como você desenvolveu seu lado didático? Existe algo de diferente nos alunos de hoje comparado nos de antigamente?

André: Meu lado didático foi se aperfeiçoando nesses quase vinte anos de experiência como professor de bateria, porém os alunos de hoje não ouvem tanta musica como antigamente. Eles vêem muitos vídeos no youtube e os vários títulos de DVDs que há no mercado.

BLOG 3M: Quais são suas dicas para um baterista que está se iniciando hoje? Como problemas de local para treinar, muito barulho, preço do instrumento, etc.

André: Estudar muito, achar um lugar agradável para praticar e ajuntar grana e comprar um bom instrumento.

BLOG 3M: Pensando no modo empreendedorismo. É muito difícil manter uma escola de música?

André: Felizmente somos em cinco na IMD e dividimos as tarefas, mas para uma pessoa só, deve ser meio complicado.

BLOG 3M: Você realizou diversas gravações no meio gospel. Para um baterista que esteja interessado em entrar em estúdio. Quais são as recomendações?

André: Praticar bastante, treinar com playbacks, metrônomo, e ouvir os grandes mestres da bateria em estúdios, como Jeff Porcaro, Steve Gadd, Vinnie Colaiuta entre outros.

BLOG 3M: André, muito obrigado pela entrevista. Deixe uma mensagens aos leitores do Blog 3M.

André: Estudem bastante, aproveitem a vida, respeitem o próximo e sejam humildes, porque no meio musical, a pessoa que mais consegue trabalho é aquela que sabe tratar bem as pessoas.

Obs: Os bateristas de Piracicaba foram consagrados por mais de 250 pessoas no anfiteatro do SESC.

André Moreira Neto é um dos proprietários do IMD - Instituto Musical Devoção. Professor de bateria a mais de 15 anos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...