quinta-feira, 15 de março de 2012

Como aproveitar o máximo das reuniões corporativas?

Há algum tempo, colaborei no blog do Coach Mania sobre como aproveitar melhor as reuniões corporativas. O responsável pelo fantástico blog é o coach empresarial Helder Costa de Limeira, amigo pessoal. O Helder fez algo muito interessante em seu blog: Utilizou sua rede de contatos via Facebook para colher informações e dicas de profissionais que realmente entendem o assunto. Resultado: O artigo que você lê abaixo com as melhores dicas sobre as reuniões tão frequentes na agenda de profissionais de todo o mundo. Aproveite!




Mais uma vez, gostaria de divulgar brilhantes ideais que foram expostas através de uma rede incrível de amigos que acreditam no conhecimento compartilhado.

Publiquei no meu Facebook a questão:
Na ExpoManagement 2011, Abílio Diniz se mostrou contra o excesso de reuniões nas empresas, pois acredita que transparece falta de foco e disse: “Existem empresas que sempre fazem reuniões e geralmente isso acontece porque não sabem o que fazer”. Vocês concordam ou discordam com ele?”  

O músico Adriano Fiori, acredita que é relativo, visando a necessidade de cada empresa. Para a sua equipe de 20 músicos, prevalece a objetividade, ou seja falar o necessário: “Tenho um grupo de 20 músicos que administro e até hoje este método tem funcionado muito bem. Sempre consigo atingir meus objetivos”, relata.

Segundo Ana Bassi, existe a necessidade de destacar a participação do líder neste contexto, este, ainda é um ponto chave no desenvolvimento das reuniões corporativas. O líder deve transmitir suas ideias alinhadas com a visão da empresa, para que seus subordinados ajam de acordo com o que foi decidido, sem dúvidas e focos pré-estabelecidos, com dedicação e força de vontade para superar desafios. Para não ter a sensação de “dar voltas no próprio rabo” ou até mesmo virar jargão “quem fala muito dá bom dia a cavalo”, como diz a querida mamãe do meu amigo Paulo Balbino Silva, ou como a vovó da minha amiga Aline Patini, “Tudo o que é demais, sobra”.

Angelo Zambon Netto diz que reuniões são necessárias em duas ocasiões: No caso da reformulação de um planejamento, pois o primeiro não atingiu seus objetivos, ou em caso de uma nova empreitada na empresa.
A experiência do meu amigo Carlos Eduardo Pereira, mostrou à ele que sua produção tem sido falha devido a quantidade exagerada de reuniões. Ele relata que a duração de cada uma está relacionada com a quantidade de pessoas participantes, sendo que cada profissional possui suas convicções, a serem exaustivamente defendidas e debatidas.

É extremamente comum as pessoas não saberem o que fazer, mas existem técnicas e ferramentas para resolver isso. Muitos profissionais usam as reuniões para parecerem ocupados, mas acabam transparecendo que não são eficientes.

Nossos pensadores apostaram em algumas dicas que simplificam a vida daqueles que têm em seu cotidiano reuniões esporádica ou também, líderes que necessitam desta ferramenta para melhoria continua. Vamos a elas?

- Necessidade de priorização nas questões a serem discutidas, apontar a real necessidade da reunião, inclusive aos participantes. Objetividade. (Dica do Netto Cambiaghi);

- Tenha uma pauta antes de iniciar o debate, um objetivo, um caminho a ser percorrido, tenha a duração desta reunião, seja a pessoa que irá liderar todo o processo, saiba gerenciar todas as opiniões adversas (Dica da Andrezza Leite);

- Após recolher dados, informações, brainstorm, o que fazer com tudo isso? Compartilhe com atas, o que foi acordado, quais os próximos passos, responsáveis por cada ação, prazos, expectativas e a cada alteração, comunicar a todos os envolvidos. (Dica da Vanessa Sare);

- Ouça as pessoas que não possuem a mesma opinião que você. Não gere conflito, vocês estão juntos para inovar, melhorar e não entrar em desgaste. Integre as ideias e pense o motivo pelo qual a outra pessoa não tem a mesma linha de raciocínio que a sua. (Dica do Samuel Pedrosa);

Espero que vocês tenham aproveitado este texto colaborativo maravilho feito exclusivamente pelos meus amigos do Facebook.

Escrito por diversas mãos, mentes e culturas, tornando isto é algo de um valor imensurável.

Obrigado Amigos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...